|
Programa "Terras do Alentejo visitou esta semana o Museu Militar do Forte de Santa Luzia, em Elvas.
O Museu foi inaugurado em 2001 e permite-nos uma verdadeira "viagem pelo tempo na história de Elvas, destacando a importância militar da cidade como bastião estratégico na defesa da região e do país.
O Museu está instalado em seis núcleos no interior do Forte, nas antigas casamatas.
Trata-se de uma visita imperdível, tanto mais que contamos com a explicação de José Martins, um elvense auto-didácta, que diz conhecer "a história de cada pedra da calçada.
A forma entusiasta como conta as histórias da história da cidade é contagiante.
Deixámo-nos guiar por este "mestre e o resultado não podia ser mais encantador.
A título de exemplo, ficamos a saber que a galeria escavada aquando da recuperação do Forte era uma antiga escapatória que, fazendo parte de um labirinto subterrâneo existente por debaixo das muralhas, conduzia a cidade para que as tropoas se rendessem ou reabastecessem em tempo de guerra. Diz José Martins que toda a cidade de Elvas "está rendilhada por tunéis. Neste Museu podemos percorrer alguns metros que foram abertos ao público e apreciar os "reservatórios onde era mantida a guarnição e pólvora para os combates.
A exposição do Museu é permanente e alberga peças de artilharia e militares, armamento bem como outros equipamentos multimédia que demonstram a história bélica e militar de Elvas.
"Terras do Alentejo efectuou a visita tanto no interior como no exterior do Museu.
Amadeu Martins é o Sargento chefe de Artilharia e actualmente desempenha as funções de director do Museu e mostra-se "muito satisfeito com o trabalho desenvolvido e o número de visitantes.
Desde a sua abertura e até ao ano de 2008, o Museu já recebeu 31 mil visitantes e o Forte 105 mil.
O Museu pode ser visitado de Terça a Domingo entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.
Os visitantes têm também ao seu dispor uma loja com artigos de artesanato local.
Bons motivos para visitar Elvas e o que esta cidade tem de melhoor. Sem esquecer que existem nesta cidade mais museus para visitar. A saber: O Museu de Arte Contemporânea e Museu Municipal da Fotografia, ambos no centro histórico de Elvas e o Museu Militar, no antigo RI8. Se ainda não tem planos para este fim-de-semana aqui fica mais um atractivo- a partir desta sexta-feira realiza-se em Elvas a 3ª edição do Festival Medieval, na Parada do Castelo de Elvas.
Terras do Alentejo deixa a proposta.
Uma programa para ouvir Terça-feira, 30 de Junho, a partir das 21 horas, quinta-feira, 2 Julho, logo depois da informação das 17 horas e no Domingo,5 Julho, após a informação do meio-dia.
|